Desta vez, participaram muitas pessoas de fora de BH. Pessoal de Montes Claros da Radical Adventure veio em peso, assim como o pessoal da AFDM (Associação Fernão Dias de Montanhismo) de Pouso Alegre. Além disso, tivemos dois integrantes do Corpo de Bombeiros que sempre é convidado a participar gratuitamente do curso pelo Nativo.
Foram quatro de muito aprendizado e discussões muito interessantes que agregaram muito ao treinamento. A participação do Corpo de Bombeiros foi também essencial para a integração da instituição com a comunidade escaladora e troca de experiências sobre procedimentos e dicas.
O objetivo principal do curso é ensinar técnicas e procedimentos de auto-resgate, baseado sempre em equipamentos básicos que sempre teremos na montanha: mosquetões, cordeletes, fitas e corda, através do uso de nós blocantes, de encordoamento, de união e de asseguramento. Com isso, aprendemos a nos virar com o mínimo, e caso haja outros equipamentos mais específicos (freios automáticos, ascensores, atc, etc...) estaremos sempre no lucro.... hehe...
Os dois primeiros dias (quinta e sexta) foram dedicados às discussões teóricas sobre equipamentos, dicas gerais de planejamento, estórias de acidentes e como atuar na prevenção. No fim de semana, a idéia é colocar na prática os conceitos. Começamos com os nós, depois as práticas de ascensão e descensão em corda fixa utilizando somente mosquetões, cordeletes e nós, e por último com procedimentos de resgate com rapel em contra-peso e rapel assistido.
O curso como sempre superou expectativas e todos saíram muito satisfeitos e mais preparados para encarar os desafios das montanhas, e disseminar a importância da capacitação e conscientização dos riscos da nossa atividade.
Parte teórica na sala de aula |
Nativo passando os nós |
Todo mundo pendurado nas práticas de ascensão e descensão em corda fixa |
Parabéns pela iniciativa, informação não ocupa espaço, quanto mais melhor.
ResponderExcluirBom trabalho.
Roberto Medeiros.