domingo, 10 de julho de 2011

Acidente Kurt Albert e nó para unir cordas no rapel

Emails recentes enviados pelo Hans Rauschmayer do CEL - Clube Excursionista Light


"Acabei de ler o resultado da pesquisa sobre a causa da morte de Kurt Albert.


Em vias ferratas simples, como naquele onde ele morreu, ele não costumava se clipar. Somente para descansar ou bater foto. Ele usava uma solteira simples.
No último momento, ele clipou o mosquetão da solteira no cabo de aço sem fechar a trava. O mosquetão girou, a fita passou por cima da trava e abriu o mosquetão, soltando a fita. E o grande escalador despencou.

Anexei a ilustração.

Fonte: Bergundsteigen, 2/11, pág. 19: www.bergundsteigen.at


... e outra notícia.

Ficou popular fazer o arremate do Nó Oito enfiando a ponta no próprio nó. Aconteceu um acidente fatal que ocasionou uma pesquisa mais detalhada, mostrando altos riscos deste feitio (vários guias relataram quase-acidentes parecidos):
- quem usar o Oito para juntar duas cordas no rapel, faz o nó se abrir com apenas 20kg (a ponta enfiada mantém o nó mais frouxo)
- é possível enfiar a ponta no local errado, desfazendo o nó
- a firmeza do nó em anel é muito reduzida (0,16kN  = 160kg). Este problema ocorre se alguém usar o anel do nó de encordamento para se fixar na parada.
Vejam as imagens anexadas ....

O Clube Alpino da Suiça passou a não recomendar mais esta forma de arremate (que tinha sido inventado para outro fim, o de encurtar a corda, por aqui não usado).

Fonte: Bergundsteigen 2/11, www.bergundsteigen.at



Abraços,
Hans Rauschmayer"

Um comentário:

  1. O negócio não é inventar moda, mas manter a sistemática de métodos eficazes que minimizem as possibilidades de falhas. Os equipamentos utilizados de forma correta são praticamente infalíveis e procedimentos mais simples evitam falhas humanas. Para esse procedimento faço o nó mais simples (02 nós cegos com a corda dupla, sendo um a 30cm do outro) e sempre tem sido perfeito. Além de evitar que a corda se prenda em fendas pois há um contra peso de cada nó por haver dois nós, um deles sempre irá pesar para retirar o outro nó caso deste se prender em alguma fenda. Além de não se soltar de forma alguma e não compromete a resistência da corda que estaticamente precisará suportar não mais do que 150Kg nesse caso. Margem de segurança de uns 2.000Kg. Simples e eficaz.

    ResponderExcluir